Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pró-reitoria de Inovação Tecnológica realiza Visita-Técnica no Campi UFAM Parintins-AM
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 15h39
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h25

A convite da Diretora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Profª. Drª. Sandra Helena da Silva, a Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), realizou visita a sede da UFAM, em Parintins-AM, a fim de identificar potenciais atividades de inovação, desenvolvimento tecnológico, realizar diagnóstico situacional da Empresa Júnior (EJ), bem como, propor alternativas para fortalecer a EJ de Parintins e constituir novas Empresas Junior. Outra iniciativa visou buscar a retomada das atividades da Incubadora Amazonas Indígena Criativa (AminC), paralisada em função de diversos entraves.

A comitiva da PROTEC, composta pelos servidores Adriano Falcão Carvalho (Secretário da PROTEC), Jhones Monte da Silva (Coordenador da CEMPHI/PROTEC) e, liderada pelo Pró-reitor, Prof. Dr. Jamal da Silva Chaar, chegou em Parintins, na 17 de Julho (segunda-feira) permanecendo até o dia 19 de julho (quarta-feira).

Logo após a chegada, em 17 de Julho, pelo período da tarde, a Diretora do ICSEZ, conduziu a comitiva para conhecer a "Ufamzinha", local em que é distribuído em 3 áreas, de modo que os espaços abrigam Laboratórios de Pesquisa, EJ Parintins Junior, bem como, o Herbário de Parintins. O local também é utilizado como uma espécie de depósito. Na ocasião, realizou-se a diligência as dependências da Ufamzinha, conhecendo as atividades e trabalhos desenvolvidos pelos docentes: Jackson Rômulo de Sousa Leite, Noédson de Jesus Beltrão Machado, Michel Maciel, Laura Priscila Araújo Amaro Maciel, Angela Maria da Silva Lehmkuhl e Elton Augusto Lehmkuhl.

Na manhã do dia 18 de Julho (terça-feira), foi realizada Reunião com os docentes e técnicos, a fim de apresentar as atribuições da PROTEC, bem como, passar orientações sobre: a) mecanismos de utilização do ecossistema de inovação, na região; b) transformação dos resultados de projetos de pesquisa básica em produtos/processo de natureza tecnológica; c) possibilidades de prestação de serviços técnicos especializados à entes públicos e privados; d) aproveitamento de Projetos PIBITI, como ensaios na elaboração de Projetos de PD&I; e) utilização dos dispositivos locais para a construção de Projetos de PD&I, vislumbrando oferecer recursos para as Unidades Acadêmicas.

Pelo período da tarde, foi realizada nova Reunião com os docentes do Curso de Administração, bem como os representantes da EJ Parintins JR, a fim de conhecer as atuais condições da Empresa Junior, entender as dificuldades enfrentadas e orientá-los a proceder de forma a aproveitar os Programas de Fomento que a Universidade oferece, permitindo a adesão de alunos e o interesse dos professores na continuidade da tutoria dentro das EJs. Participaram da Reunião: Profª. Thalita Reis da Silva, Prof. Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade e Prof. Clêuber Pimentel Barbosa e o discente Kaio Felipe Gomes da Costa, além de dois representantes da Parintins JR.

No último dia, 19 de Julho, foi realizada Reunião, pelo período da manhã, com professores dos diferentes cursos, para orientá-los sobre as possibilidades de utilização da PROTEC, para: criação de novas EJs, adoção da Prestação de Serviços Técnicos especializados como meio para auferir recursos, construção de Projetos de PD&I multidisciplinar envolvendo diversos atores do Campi e práticas que devem ser adotadas na ocasião do registro de direitos autorais, bem como, no pedido de proteção intelectual na forma de patente ou no uso da biodiversidade. Além dos docentes já mencionados, estiveram presentes:  Profª. Hellen Cristina Picanço Simas, Prof. Gladson Rosas Hauradou, Profª. Soraya Farias de Andrade, bem como a participação de outras docentes.

A PROTEC, agradece pela receptividade de todos do Campi Parintins, em especial, a gentileza e apreço oferecida pela Diretora, Profª. Sandra.

Esperamos que esta visita possa ter aberto muitas possibilidades, vislumbrando iniciativas e projetos desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos do ICSEZ.

registrado em: