Programa PIBITI
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias para a iniciação ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
OBJETIVOS
Introduzir estudantes em atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas e na solução de problemas econômico-sociais.
- Desenvolver Projetos de Iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, orientados a resolução de problemas, resultando na criação de produtos, processos, serviços ou metodologias;
- Proteger o resultado de Projetos de Iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, através de depósito de patentes e/ou modelos de utilidade, registros de softwares, marcas, desenhos industrial e indicação geográfica no INPI e a proteção da biodiversidade, quanto ao patrimônio genético e conhecimento tradicional, no SisGen;
- Contribuir para melhoria do desempenho dos alunos egressos do programa PIBITI na pós-graduação;
- Estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Mais informações:
Coordenação do Programa PIBITI
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Perguntas Frequentes
Qual o regulamento do programa PIBITI?
As normas do programa foram fixadas pela Resolução 040/2012 - CONSEPE.
Qual é a carga horária do programa ?
Todo bolsista deve cumprir com o máximo empenho e interesse a programação estabelecida no projeto de pesquisa, com carga horária mínima de 20 horas semanais.
Quais os documentos obrigatórios para bolsistas e voluntários do PIBITI?
Os documentos estão previstos em edital de seleção, sendo especificados para cada tipo de bolsa. O site da PROTEC também disponibiliza as orientações para envio https://protec.ufam.edu.br/documentos-bolsistas-e-voluntarios.html
Como realizo minha frequência?
A frequência deve ser realizada mensalmente, do dia 20 ao último dia de cada mês, através da Plataforma Ecampus>Módulo Pesquisa e Extensão. Após enviada, a frequência fica disponível no perfil do orientador para a devida avaliação. Caso o discente ou orientador percam o prazo para o envio da frequência on-line, esta deverá ser realizada manualmente através do formulário de frequência e enviado ao e-mail pibiti@ufam.edu.br até o 3º dia útil do mês seguinte ao mês de referência.
Quais as orientações para a elaboração de Relatório Parcial e Final do PIBITI
O Relatório científico é o documento que descreve o as atividades desenvolvidas pelo aluno, apresentando os resultados alcançados durante o período definido no cronograma do edital. As regras do Programa PIBITI preveem o envio do Relatório científico em duas etapas: Parcial (primeiros 6 meses) e Final (12 meses). O site da PROTEC também disponibiliza as orientações para envio (Acessar)
Qual é o período de vigência da bolsa?
As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. A da vigência é do mês de setembro a agosto do ano seguinte.
Qual é o valor da bolsa do PIBITI?
O valor atual da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais), agência CNPq e UFAM.
Quais são os impedimentos para o recebimento da bolsa no programa?
Perda do vínculo com o curso de graduação, trancamento de matrícula, recebimento de outra bolsa de qualquer instituição, estágio remunerado, ou órgão de fomento (exceto caráter social), curso/intercâmbio no exterior, vínculo empregatício.
Meu projeto foi aprovado, como enviar a documentação exigida pelo edital de seleção?
O aluno deverá realizar o envio, em formato PDF, diretamente Plataforma Ecampus>Módulo Pesquisa e Extensão>Menu: anexar documentos
Como realizo o aceite da bolsa CNPQ?
O aluno receberá em seu e-mail, cadastrado no Lattes, o link de acesso ao termo de Aceite. O bolsista também poderá realizar o preenchimento do termo através da Plataforma Carlos Chagas (outros bolsistas) informando CPF e senha do Currículo Lattes, clicar em avisos para enviar/validar o Aceite. Será solicitado os dados da conta bancária em que receberá a bolsa (Conta CORRENTE no Banco do Brasil)
Não fui selecionado para receber bolsa na 1ª Chamada. Continuo concorrendo ?
Sim. Todos os candidatos a bolsa permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências. Realizamos novas chamadas ao longo de toda a quota vigente.
Posso incluir colaboradores para auxiliar na execução do meu projeto PIBIC?
Sim. O orientador deverá solicitar a PROTEC a inclusão do colaborador pelo e-mail pibiti@ufam.edu.br contendo Código do projeto, CPF e nome do colaborador, atividade e carga horária semanal. O Colaborador Externo deverá se cadastrar previamente no ecampus através do link: https://ecampus.ufam.edu.br/ecampus/colaboradorIC/create (Caso já pertença ao quadro da UFAM o cadastro não é necessário)
Como solicitar a substituição de aluno vinculado ao PIBITI?
Para solicitar deve-se enviar formulário de solicitação devidamente assinado ao e-mail pibiti@ufam.edu.br. Substituições de bolsistas para cota em andamento da UFAM e CNPQ e devem ser solicitadas até o dia 5 (cinco) de cada mês, sob pena de não recepção do pagamento referente ao mês vigente.
Como solicito o cancelamento da minha bolsa ou do meu projeto?
Através de um formulário de cancelamento, o interessado deverá providenciar assinaturas e encaminhar via e-mail pibiti@ufam.edu.br. O cancelamento deve ser solicitado até o dia 05 do mês em questão.
Redes Sociais