Orientações e Procedimentos
EMPRESA JÚNIOR
É comum para um estudante, quando inicia sua vida acadêmica, sentir a necessidade de ter experiências práticas, conhecer os mecanismos de atuação no mercado de trabalho, além de interagir com novas tendências e poder aplicar a teoria estudada.
Nesse caso, a Empresa Júnior ou EJ pode proporcionar um ambiente onde os estudantes possam exercer um trabalho voluntariado orientados por um professor na respectiva área do conhecimento, executando projetos e serviços que possam contribuir na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.
Naturalmente, um ambiente desses dentro da Universidade propícia um maior desenvolvimento técnico e profissional dos discentes e, quiçá, despertar o espírito empreendedor.
As Empresas Junior oportunizam que os alunos tenham situações práticas do mercado de trabalho, aprendam a se relacionar com pessoas e ter contato com um ambiente organizacional, inclusive realizar networking que pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional.
Esses ambientes são crescentes no mundo, o que fez surgir diversas organizações como o MEJ – Movimento Empresa Júnior onde participam EJ´s de diversos países. No Brasil sua representação é através do Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores - que tem o papel de incentivar e dar suporte às EJ’s brasileiras com apoio às Federações de cada estado.
No Estado do Amazonas temos a Baré Júnior - Federação das Empresas Juniores do Estado do Amazonas - a qual representa o Brasil Júnior diante da comunidade amazonense e que pode dar suporte as EJ´s e promover parcerias geradoras de oportunidades.
A criação e a organização das EJ´s é disciplinada pela Lei nº 13.267 com funcionamento perante instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Amazonas – UFAM temos a Resolução nº 20/2018 a qual estabelece normas para seu reconhecimento e funcionamento dentro da Universidade.
A orientação e apoio dado pela Universidade é através da Coordenação de Empreendedorismo e Habitat de Inovação Tecnológica – CEMPHI, integrante da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica - PROTEC/UFAM, a qual possui como algumas de suas competências, estimular e valorizar a cultura do empreendedorismo inovador e contribuir para o desenvolvimento de um ambiente favorável à geração de novos conhecimentos e sua transferência para sociedade.
Atualmente a Universidade Federal do Amazonas conta com 25 empresas juniores vinculadas a diversas áreas de conhecimento.
Foi elaborado através da Coordenação de Empreendedorismo e Habitat de Inovação Tecnológica material de apoio visando a praticidade sobre os questionamentos administrativos das EJ´s e unidades acadêmicas dentro da instituição, além dos fluxos necessários. Buscando dar ampla divulgação à toda comunidade acadêmica e institucional está sendo disponibilizado através deste Ofício Circular 3/2023/CEMPHI - PROTEC/UFAM (Anexos), Cartilha e demais documentos de orientações quanto ao tema Empresas Juniores na UFAM.
Segue abaixo, relação de documentos elaborados e disponibilizados por esta Coordenação:
1. Manual de Procedimentos para Criação e Acompanhamento das EJ´s da UFAM
- O manual tem por objetivo repassar orientações quanto aos procedimentos para criação e qualificação de uma EJ na UFAM.
2. Cartilha de orientação quanto a criação e qualificação das EJ´s na UFAM
- Visa fornecer orientações a todos os membros da comunidade acadêmica sobre quais os passos ou etapas que devem ser realizados para criação e qualificação de uma EJ na UFAM.
- Este manual objetiva explicar e sanar dúvidas associadas à elaboração e preenchimento do Plano Acadêmico (PA), documento exigido na Resolução Nº 020/2018 - CONSUNI para qualificação das EJs. Por meio dele a universidade consegue identificar e promover o desenvolvimento da Empresa Júnior, respaldar a utilização dos recursos da instituição e elaborar planos de continuidade que propiciem sua qualificação.
- Detalhar os objetivos que a EJ pretende alcançar no âmbito acadêmico e no mercado, constituindo-se como foco e que orientarão as atividades desenvolvidas pela EJ.
- Período para submissão na unidade acadêmica será de outubro até novembro do ano corrente.
5. Termo de Adesão ao Serviço Voluntário
- De acordo com o Art. 3 Resolução Nº 020/2018 CONSUNI, nos termos da Resolução, os estudantes associados às respectivas Empresas Juniores exercem trabalho voluntário, previsto na Lei n° 9.608/1998.
6. Termo de Voluntariado - Trainee
7. Termo de Voluntariado - Membros
8. Modelo de Contrato de Prestação de Serviços
- Modelo de contrato de prestação de serviços a ser utilizado pelas EJ´s.
9. Relatório Parcial e Final das EJ´s
Relatório parcial é referente o período:
Janeiro a junho
Este a ser entregue até agosto
E relatório final (consolidado do ano):
Janeiro a dezembro
Este a ser entregue até fevereiro do ano seguinte.
10. Modelo de Projeto de Criação de Empresa Júnior
11. Fluxo de Acompanhamento das EJ´s
13. Fluxo de Aprovação do Projeto de Criação das EJ´s
14. Fluxo do Plano Acadêmico das EJ´s
15. Fluxo de Qualificação das EJ´s
Para mais informações acesse:
Brasil Júnior (clique aqui)
Baré Júnior (clique aqui)
Entre em contato com a CEMPHI através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais