Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento de Prazo e Orientações - PIBITI 2023/2024

Encerramento de Prazo e Orientações - PIBITI 2023/2024

• Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 11h07
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h23

A  Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC) informa aos pesquisadores que o período para a submissão de Propostas de Projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI) referente ao Edital Nº 02/2023 PROTEC - PIBITI 2023/2024 está encerrando.

O prazo finaliza em 31 de Julho de 2023.

Nesta edição a submissão de PDTI está sendo realizada através da Plataforma E-campus, pelo Perfil Professor, Área Pesquisa e Extensão, utilizando-se do Menu Iniciação Científica.

Na ocasião da submissão, a Coordenação Institucional do PIBITI, orienta sobre os seguintes pontos:

1. Baixar o Fluxo para a Submissão de Proposta de PDTI na Plataforma E-campus

2. Atentar-se ao Programa a ser submetido, a fim de evitar eventuais equívocos na escolha do tipo de Programa de Iniciação.

Esta orientação ocorre, em razão da impossibilidade técnica que a Plataforma apresenta, quanto ao impedimento em retornar o Projeto ao pesquisador, no sentido de viabilizar a submissão correta ao devido Programa.

3. No item SUBMISSÃO DE PROJETO, os campos: Município, Grande Área e Área, não poderão ser alterados em razão da impossibilidade técnica da Plataforma. Desta forma, a Proposta de PDTI deverá ser submetida, conforme as informações a seguir:

Município: MANAUS

Grande Área: MULTIDISCIPLINAR

Área: Outros

4. Para a Identificação das Áreas Tecnológicas, conforme o item 7 "DAS ÁREAS ESPECÍFICAS DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO" do Edital, recomendamos a indicação da áreas e subáreas de atuação, conforme o exemplo a seguir:

Título do projeto do aluno:
(Inclusão do Título)
Área: TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (TDS)
Subárea: Bioeconomia

5. Outra situação, refere-se ao preenchimento obrigatório dos itens que compõe o PDTI, conforme dispõe o item 6 "DO PROJETO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EINOVAÇÃO (PDTI)" do Edital, visto que, a Plataforma E-campus, apresenta os seguintes tópicos referente a construção da Proposta para o PIBIC: Resumo, Introdução, Objetivo Geral, Objetivo Específicos, Metodologias e Referências.

Nesse sentido, recomendamos que a composição da Proposta de PDTI, deve ser elaborada da seguinte forma:

- No campo INTRODUÇÃO, inserir as informações relativas a Introdução/Justificativa devendo conter obrigatória e não exclusivamente, os aspectos comercias/mercado que caracterizam o desenvolvimento tecnológico ou inovação do produto/processo, Impactos tecnológicos, científicos, econômicos, sociais e/ou ambientais esperados para a UFAM, Estado ou Região;

- No campo METODOLOGIA inserir as informações relativas a viabilidade executiva do projeto;

A Coordenação compreende as limitações e dificuldades para a submissão das Proposta de PDTI referente a este Edital PIBITI, uma vez que, a Plataforma E-campus possui as configurações de propositura de Projetos para a Iniciação Científica, ocorrendo a necessidade de adaptar as informações dos Projetos PIBITI aos campos apresentados na Plataforma.

Estamos em processo de construção,  junto ao CTIC, do Menu Iniciação Tecnológica e Inovação, na Plataforma E-campus a fim de viabilizar a adequada submissão de Propostas de PDTI, para o Edital 2024/2025, de modo que o pesquisador tenha a disposição uma configuração de itens apropriada ao PIBITI.

Contamos com a compreensão de todos.

registrado em: