Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comitês Científicos > PROTEC > DEPITEC > UFAM acaba de ter mais uma patente concedida.

UFAM acaba de ter mais uma patente concedida.

Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 16h09 | Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 16h17 | Acessos: 5305

Trabalho da Professora Helenires Queiroz de Souza (ICB/UFAM), em parceria com Dr. Luiz Antônio de Oliveira (INPA), resultou na criação de um extrato antimicrobiano à base de fungo

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) emitiu no dia 25 de janeiro de 2022, através da Revista de Propriedade Industrial (RPI), o despacho de concessão do pedido de patente de Nº PI 0721724, intitulada “ATIVIDADES ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS OBTIDOS DO CULTIVO DO FUNGO TRAMETES SP. 11E4 (POLYPORACEA BASIDIOMYCETES) ISOLADO NA AMAZÔNIA”.

O pedido é de titularidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), depositado no INPI no dia 28 de dezembro de 2017, e tendo como inventor por parte do INPA o Dr. Luiz Antônio de Oliveira e por parte da UFAM a Prof.ª Helenires Queiroz de Souza.

A referida invenção é direcionada a extrato de fungo compreendendo atividade antimicrobiana. Mais especificamente, os fungos usados pertencem a família dos Polyporadeae, especificamente gênero Trametes, nomeado Trametes SP. 11E4. O extrato demonstrou atividade contra bactérias tais como R. sonalacearum, E. coli, S. aureus, B. cereus and S. anatum. Este pode ser usado em composições, tais como composições antiparasíticas, as quais são utilizadas na agricultura como, por exemplo, no tratamento da proliferação bacteriana e na medicina.

A validade desta patente é de 20 anos contados da data de depósito, ou seja, até  28 de dezembro de 2027, e é a quinta patente concedida em parceria com o INPA.

registrado em: ,