Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFAM aprova sua Política de Propriedade Intelectual
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFAM aprova sua Política de Propriedade Intelectual

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 14h48
  • Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 16h25

No dia 22 de agosto de 2025, a Universidade Federal do Amazonas aprovou, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, sua Política de Propriedade Intelectual.

A sessão foi presidida pela reitora Prof.ª Dr.ª Tanara Lauschner e teve como relatora a Prof.ª Dr.ª Fabíola Guerra Nakamura, responsável por apresentar o parecer que resultou na aprovação do documento.

A elaboração da Política foi conduzida pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica - PROTEC, em consonância com a legislação vigente e as melhores práticas voltadas à proteção e à gestão dos ativos de propriedade intelectual da universidade. A reunião contou também com a presença do Pró-reitor da PROTEC, professor Dr. Dalton Vilela e de representantes da comunidade acadêmica, reforçando a relevância institucional do tema.

A nova Política estabelece diretrizes para a proteção, gestão e valorização dos ativos de propriedade intelectual gerados no âmbito da UFAM. O documento também busca estimular a inovação e fortalecer a relação entre a universidade, o setor produtivo e a sociedade.

Para a servidora da PROTEC, Dra. Maria do Perpétuo Socorro, a aprovação dessa política de PI tem como ação principal incentivar a criação científica que possa levar à inovação em projetos desenvolvidos na academia, adicionada a proteção dos resultados de pesquisa para frear a apropriação indevida. Poderá, também, gerar retorno econômico para a instituição e seus inventores, e principalmente promover a transferência de tecnologia e conhecimento para a sociedade e o setor produtivo. Transformando a economia com a valorização do conhecimento impulsionando o desenvolvimento econômico e social do país.

Com essa conquista, a UFAM se junta a outras instituições de referência que possuem políticas próprias de propriedade intelectual, demonstrando seu compromisso em fomentar a inovação e a transferência de tecnologia no País.

registrado em:
Fim do conteúdo da página