IMG 3511

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) participa, entre os dias 26 e 28 de setembro, do Simpósio Internacional de Logística Humanitária (AmazonLog Expo 2017), realizado no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques. O objetivo do evento é promover discussões sobre a viabilização do apoio às populações civis afetadas pelo narcotráfico e terrorismo, além da assistência aos refugiados de países em situação de crise político-econômica. 

Além de representantes da Protec, participaram também representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), bem como professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Para a estudante do curso de  Pedagogia, Aline Sgarb, 18, que apresentou o projeto Pé Yara: mapa tátil do Amazonas, foi gratificante participar do Simpósio. Para ela, "esse tipo de ação possibilita que se mostre à população o desenvolvimento dos projetos de tecnologia e a missão da Ufam perante à sociedade".

O professor Walter Ricardo Brito, do Departamento de Química (ICE), também expôs no stand da Ufam, um protótipo relacionado a um sensor bioeletrônico, de baixo custo, que permite identificar a prevalência da malária nos municípios do Amazonas. De acordo com ele, a participação da Universidade no evento é importante "pois mostra para a comunidade alguns dos mais importantes avanços na área de tecnologia, sensores e energias renováveis".

Representando a Proext, Lisandro Mamud, 27, sinalizou a importância de expor projetos na área do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Para ele, torna-se cada vez mais necessário que a Universidade se expanda, assim "a integração sociedade-universidade é fator primordial para o desenvolvimento de toda sociedade amazonense. A participação da Ufam no AmazonLog tem um papel significativo para realmente ultrapassar fronteiras".

Apresentando materiais didáticos e publicações realizadas no âmbito da Protec, o Técnico em Assuntos Educacionais Samuel Vinente, 25, frisou que é fundamental disseminar para a comunidade os trabalhos de inovação tecnológica desenvolvidos na Ufam. Dessa forma, "o espaço é rico, pois potencializa significativo intercâmbio entre a Ufam e empresas interessadas no que é  produzido pela Universidade", frisou o servidor. 

Protec em Parintins 1Entre os dias 13 e 15 de setembro do corrente ano, a Profª. Drª. Andrea Viviana Waichman, diretora do Departamento de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica, participa do I Seminário de Empreendimentos Criativos na Amazônia.

O evento que está sendo realizado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM) em Parintins-AM, reúne palestrantes de diversos estados brasileiros, pesquisadores, empreendedores e representantes do Poder Público.

O seminário integra ações da Incubadora Amazonas Indígena, financiada pelo Ministério da Cultura. Todas as informações referentes ao evento e aos produtos da Incubadora, podem ser acessadas pelo aplicativo "Incubadora Amic", disponível no Google Play.

 

 

SNCT 2017

 

A 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM e V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE serão realizadas entre os dias 23 e 27 de outubro, apresentando como tema "Matemática está em tudo: integrar para construir". O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em decorrência da aprovação de projeto na chamada MCTIC/CNPq 02/2017.

O objetivo da semana é estimular a curiosidade e motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, aprofundando seus conhecimentos científicos e tecnológicos, de modo a fortalecer o vínculo entre a Universidade e a população e em particular, com os professores e estudantes da Escola Básica para a busca da melhoria na qualidade do ensino para o estado do Amazonas.

A programação da Semana contempla um conjunto de atividades que propiciam à população a percepção das inúmeras aplicações que a conhecida “ciência da ciência” pode proporcionar. Sendo assim, vários eventos estarão incorporados à Semana, dos quais destacamos o V Desvendando as Ciências Forenses: a Perícia, o Meio Ambiente e os Números; a II MidiArte - Maratona Interdisciplinar de Arte; a Semana da Química; o Projeto Cosmos; a Semana da Física; a Semana da Geologia e o 1º Festival de Inovação e Criatividade do Amazonas.

De acordo com a coordenadora geral do evento, Profª. Drª. Marisa Almeida Cavalcante, "a semana busca propiciar que a população possa aprender de modo divertido e descontraído em espaços absolutamente integradores com exposições interativas de diversas áreas do conhecimento. A semana é um modo descontraído e gostoso de construir conhecimento".

Até o dia 25 de setembro estará aberto o prazo para submissão de trabalhos científicos. Podem apresentar trabalhos em formato de comunicação oral e pôster, alunos de graduação ou pós-graduação, pesquisadores, professores da Educação Básica, do Ensino Técnico, Tecnológico e Superior e demais interessados.

O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Site da Semana. Participem!

 

Premiao no Mxico

O Observatório de Economia Criativa do Amazonas (Obec), vinculado à Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), foi agraciado com o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na Sessão Temática "Educación para la transformación hacia una sociedad sustentable", na cidade de Maztlán, no México. 

O trabalho intitulado "Red Académica para el fortalecimento de la investigación de la economía creativa en la Amazonia" foi apresentado no I Simposio REOALCEL - Estudios em Organizaciones Públicas, Privadas y Sociales em América Latina y El Caribe.

Participaram do evento as representantes da Protec, Profª. Drª. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves e a servidora Nerine Lúcia Carvalho.

O Obec foi o primeiro Observatório de Economia Criativa lançado no Brasil e teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visam contribuir significamente para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Economia Criativa.

Além disso, tem como proposta a formulação, implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, apoiando ações criativas de profissionais e micro e pequenos empreendimentos.

 

Start Up Setembro

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciram a abertura de uma nova etapa do programa Startup Brasil, que tem por objetivo estimular projetos que desenvolvam softwares, hardwares e serviços de tecnologias da informação. O programa vai oferecer R$ 9,7 milhões a 50 propostas que vão receber bolsas de até R$ 200 mil.

As inscrições vão até o dia 25/09/2017. Mais informmações podem ser obtidas pelo site: Startups Brasil

Últimos Editais

Oportunidades

Oportunidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam dignissim lorem at lacus posuere, in rutrum magna elementum. Fusce congue Read More
  • 1