Câmara de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (CITEC)

EQUIPE

Presidente
Prof. Dr. Waltair Vieira Machado

 

Secretário

Técnico em Assuntos Educacionais Me. Samuel Vinente

Titulares
Prof. Dr. Dalton Chaves Vilela Junior (FES)
Prof. Dr. Ivan Tramujas da Costa e Silva (FM)
Prof. Dr. José Reginaldo Hughes Carvalho (ICOMP)
Profª. Drª. Larissa Silveira Wiedmann (ICE)
Profª. Drª. Maria Franscisca Simas Teixeira (ICB)
Prof. Dr. Nelson Kuwahara (FT)

Profª. Drª. Roseane Pinto Martins de Oliveira (ICB)

Prof. Dr. Tiago da Silva Jacanaúna (IFCHS)

 

Suplentes

Prof. Dr. Adriano Fernandes Ferreira (FD)

Profª. Drª. Débora Cristina Bandeira Rodrigues (IFCHS)

Prof. Dr. Emerson Silva Lima (FCF)
Prof. Dr. Jackson Colares da Silva (FAARTES)
Prof. Dr. Luis Roberto Coelho Nascimento (FES)
Profª. Drª Maria Augusta Bessa Rebelo (FAO)
Prof. Dr. Raimundo da Silva Barreto (ICOMP)
Prof. Dr. Vicente Ferreira Lucena Junior (FT)

 

Representante Técnico-Administrativo em Educação

Assistente em Administração Adriano Falcão Carvalho (PROTEC)

 

Representante Discente da Pós-Graduação

Me. Maria do Perpétuo Socorro Lima Verde Coelho (PPG-BIONORTE)

 

Cronograma e Procedimentos

As reuniões ocorrem na 2º quinta-feira de cada mês, podendo o calendário ser
alterado mediante convocação de reuniões extraordinárias pelo Presidente da CITEC.
Os processos a serem apreciados são encaminhados no prazo de 48 horas para
Consultores Ad Hoc, que analisam o material e emitem Parecer Consultivo. Os
consultores possuem prazo de 72 horas para análise e devolução. Após isso, o processo
é encaminhado para o (a) relator (a) que em tempo hábil elabora o voto e o submete-o ao Colegiado.

 

Atribuições da Câmara

  • Analisar e emitir parecer sobre a viabilidade técnica e econômica do licenciamento e transferência de produtos, processos e serviços oriundos da propriedade intelectual encaminhados à PROTEC;
  • Deliberar sobre propostas, indicações, representações ou consultas de interesse da Universidade em matéria de inovação tecnológica e proteção da propriedade intelectual;
  • Estabelecer regras e procedimentos para avaliação e classificação de resultados decorrentes de atividades e projetos acadêmicos da UFAM em atendimento das disposições da Lei de inovação tecnológica;
  • Estabelecer regras e procedimentos para avaliação de solicitação de inventor independente para adoção de invenção;
  • Estabelecer regras e procedimentos para a execução, acompanhamento de pedidos de proteção e manutenção dos títulos de propriedade intelectual da UFAM;
  • Estabelecer regras e procedimentos para a transferência, licenciamento e comercialização de tecnologias da UFAM;
  • Elaborar o regimento interno da PROTEC submetendo-o à aprovação do Conselho de Administração;
  • Propor regras complementares que se mostrarem necessárias ao desempenho das atividades preconizadas, submetendo-as à aprovação do Conselho Universitário.